Idade avançada dos pais é motivo para perder a guarda dos filhos?

A Folha on-line trouxe ontem (27) a notícia de que, na Itália, um casal de idosos perdeu a guarda da filha por serem “velhos demais”.  A decisão judicial tem gerado polêmicas na Itália e esta não é a primeira vez que ocorre uma decisão deste tipo por lá. 

No caso atual em tela, a filha é fruto de fertilização in vitro e o problema, para a os juízes, é a idade dos pais. Segundo alguns juízes, há o risco de a menina ficar “orfã cedo demais” ou ter que cuidar deles, perdendo o tempo que poderia ser aproveitado de outra forma. Para mim, o problema é bem maior do que a questão da idade. Se idade fosse o problema,  avós não poderiam cuidar dos netos quando os pais de uma criança morrem.

O problema está na inseminação artificial! Esta sim é a grande vilã. E para que a inseminação artificial foi criada? Para dar filhos a quem não pode ter filhos (neste ponto a intenção até é boa, mas não justificável). Mas é importante se ater à questão moral: trata-se de um procedimento contrário à ordem natural da sexualidade e, pior ainda, a técnica supõe a eliminação de seres humanos em estado embrionário tanto fora como dentro do ventre materno, implicando vários abortos em cada processo.

Voltemos ao assunto dos pais idosos que perderam a guarda da criança. Será que, uma vez que os pais tiveram desejo de ter uma criança, gastaram com isso, por questão de idade, eles devem ser privados da guarda da criança? Afinal, o homem moderno quer fazer dos seres humanos uma coisa? Uma vez concebida, gerada e nascida num lar, esta criança não tem direito a viver com os pais que, de certa forma, a colocaram no mundo? Se essa onda pegar no Brasil, teremos um número considerável de crianças abandonadas nos orfanatos.

Fica aberto o debate.

Em tempo, trago a notícia que os pais da criança esqueceram a criança no carro por um período de 45 minutos e, devido a isso, os vizinhos denunciaram à polícia o fato ocorrido, razão pela qual, deu-se  início o processo de perda da custódia da menor.

Anúncios

Sobre catolicosconservadores
Casado, advogado, católico.

Comentário aguardando aprovação

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: