Canção Nova adere à reforma da reforma

Ontem (24) estava passando os olhos pela TV quando vi o Pe. Antônio José pregando na Canção Nova. Diga-se de passagem que a casula que o padre usava era bem bonita.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o altar. Sobre o altar estavam presentes duas velas de cada lado e no meio do altar o crucifixo. Daí me lembrei que Pe. Paulo Ricardo falou sobre isso semana passada, na quinta-feira de adoração. Ele falava sobre a reforma da reforma litúrgica. Você pode ler a pregação em: http://www.salvemaliturgia.com/2011/07/reforma-da-reforma-na-cancao-nova-iii.html

Lá pelas tantas, ele fala que uma das grandes pérolas deixadas por Bento XVI é a cruz no centro do altar. Leia o que ele disse: “Na celebração da Eucaristia, Deus deve estar no centro. Para mostrar a necessidade de repensar sobre isso, Bento XVI, quando ainda era cardeal, começou um movimento litúrgico a fim de tentar colocar o Senhor no centro novamente. Ele sugeriu um passo pedagógico: colocar, no centro do altar, o crucifixo para que todos saibam que o padre está falando com Deus ao celebrar a Missa.

A Canção Nova, então, que não deixava mais o crucifixo no centro do altar, mas ao lado como se pode ver na figura abaixo, neste final de semana deu o exemplo colocando-o no centro.

Posso estar errado, mas penso que a Canção Nova será a primeira TV católica a dar passos em direção à reforma litúrgica. Para quem conhece a Canção Nova há tempo, sabe que em questão de liturgia ela tem progredido. Se você observar os cantos que eram cantados na missa antigamente, hoje quase nem são vistos. Estão mais apropriados à celebração eucarística. Claro, há muito o que melhorar, mas acho que ela está caminhando. E Deus, que é infinitamente bom, não vai deixar uma obra Sua se perder, Ele sempre enviará profetas para corrigir os erros e confirmar os acertos.

Anúncios

Sobre catolicosconservadores
Casado, advogado, católico.

Comentário aguardando aprovação

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: