Nada de aplausos, bandeiras e cartazes

Eis o que foi dito durante Santa Missa celebrada na visita pastoral do Papa Bento XVI a Veneza e Aquila:

“Em respeito a estes Divinos Mistérios que estamos celebrando em comunhão com Sua Santidade, o Papa Bento XVI, recolhamo-nos em silêncio orante; portanto, não se aplauda mais, nem sequer durante a homilia, não se use bandeiras, nem cartazes”. (ver em http://www.youtube.com/watch?v=vZDcCPoPgXo&feature=player_embedded)

Imagine se fosse no Brasil… era perigoso alguns usarem as bandeiras e os cartazes para jogarem na cabeça de quem convidasse a isso, pois o que vemos nas missas celebradas em grandes encontros (da RCC, por exemplo) é uma quantidade enorme de aplausos desnecessários, danças chamadas litúrgicas (se bem que de litúrgicas não tem nada, se é que existe dança litúrgica!)

Acontece que o brasileiro está acostumado a muito barulho e isso ele tem levado para dentro das igrejas e o pior: para dentro da missa. Não se faz mais silêncio na missa. Se em algum momento, o padre pede um pequeno silêncio após a comunhão, muitos não sabem o que fazer… parece que dá um faniquito na pessoa.

Ademais, quase desapareceu o hábito de rezar após a comunhão. O comungante acaba de receber Nosso Senhor e já senta no banco e começa a cantar… (não que cantar não seja oração, mas e a intimidade com Nosso Senhor?). Pior aqueles que após a comunhão, vão ao banco e começam a conversar com aqueles que estão sentados com ele.

O pessoal não consegue ficar sem falar que hoje até as orações eucarísticas estão sendo rezadas por alguns leigos. Já participei de missas que o padre convida o povo a rezar com ele as orações eucarísticas. Em alguns lugares até mesmo o canto da preparação das oferendas é cantado com o povo aplaudindo.

Já presenciei absurdos como o padre convidando o povo a aplaudir Nosso Senhor na hora da consagração (Aquela hora – como dizia João Paulo II – da redenção do mundo).

Faz-se necessário um retorno ao silêncio orante durante a Santa Missa. Pudera que os católicos do Brasil pensem novamente nessa necessidade diante de um mundo tão agitado e barulhento.

 

A

Anúncios

Sobre catolicosconservadores
Casado, advogado, católico.

Comentário aguardando aprovação

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: